OS BAIRROS

PDF AQUI

Ensinar sobre bairros para crianças pode ser feito de maneira lúdica e interativa. Aqui estão algumas ideias e estratégias que podem ajudar nesse processo:

Exploração do bairro: Leve as crianças para passear pelo bairro, identificando pontos de referência, como escolas, parques, lojas e outros locais importantes. Peça para que observem as diferenças entre as áreas residenciais, comerciais e de lazer.

Mapa do bairro: Ajude as crianças a criar um mapa do bairro, usando papel, lápis de cor e outros materiais. Incentive-as a desenhar os lugares que conhecem, como suas casas, escolas e parques. Isso pode ajudá-las a visualizar a estrutura do bairro e desenvolver habilidades de orientação espacial.

Atividades de correspondência: Crie atividades em que as crianças devem combinar imagens ou descrições de locais com os bairros correspondentes. Isso ajudará a associar lugares específicos aos bairros em que estão localizados.

Jogo de identificação: Desenvolva um jogo de identificação em que as crianças devem reconhecer características específicas de diferentes bairros, como edifícios históricos, parques temáticos ou áreas culturais. Isso pode ser feito por meio de cartões com imagens ou descrições que as crianças devem associar ao bairro correto.

Entrevistas com moradores: Convide moradores locais para conversar com as crianças sobre o bairro. Pode ser um comerciante, um policial, um professor ou qualquer pessoa que possa compartilhar informações sobre o lugar onde vivem. As crianças podem preparar perguntas com antecedência e aprender sobre a história, os serviços e as características únicas do bairro.

Projeto de pesquisa: Divida as crianças em grupos e atribua a cada grupo um bairro para pesquisar. Eles podem coletar informações sobre a história, a cultura, os pontos de interesse e os serviços disponíveis nesse bairro. Em seguida, podem apresentar suas descobertas para a classe, criando um mural ou uma pequena exposição.

Livros e recursos visuais: Utilize livros infantis que abordem a temática dos bairros, mostrando exemplos de diferentes lugares e suas características. Além disso, utilize recursos visuais, como mapas, imagens e fotografias, para ajudar as crianças a visualizarem os bairros e compreenderem melhor sua estrutura.

Lembre-se de adaptar as atividades à faixa etária das crianças e garantir que elas estejam envolvidas e se divirtam durante o processo de aprendizado sobre bairros.


A divulgação  de todo conteúdo desse blog pela lei 9610/98, e as atividades postadas aqui no blog liliatividades.com deve ser feita por meio de botões de compartilhamento copiando e colando o link exibido pelo navegador.

É expressamente proibida a cópia (foto) e os arquivos em PDFs compartilhados em sites, WhatsApp, telegram e outros.

liliatividades.com autoriza você por meios de downloads os materiais deste site, para você usar em sala de aula, para seu uso pessoal e nunca comercial

Obrigada pela visita, agradeço imensamente por sua presença neste blog.

Volte sempre!!

Por favor, siga-me nas redes sociais. 

APOIE NOSSO TRABALHO  AQUI


prof.Eliane

Olá! Meu nome é Eliane, sou carinhosamente chamada de Tia Lí, Sou formada em Pedagogia desde 2013. Sou professora da Rede Pública desde 2013. Tenho pós-graduação em Psicopedagogia, e curso uma 2º graduação em Letras pela UNEMAT. Sou criadora da @atividadespedagogicaseliane e do blog liliatividades.com, compartilho meu dia a dia, e dicas pedagógicas, bem como ideias práticas para rotina e organização na sala de aula. Acredito que a Educação transforma vidas, e é capaz de mudar histórias, professores influenciadores são capazes de marcar positivamente a vida das crianças. Acredito que juntos podemos contribuir com uma educação de qualidade.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem